carregando
logo

Artigo

Policial de Guarantã do Norte atira em médica de PSF

access_time chat_bubble_outlineBrasil
FONTE

O policial Lourival cabo da Policia Militar de Guarantã do Norte/MT atirou na médica Dra. Valéria Xavier, ela é clinica geral e atende no PSF Santa Maria do Bairro Jardim Vitória.

O fato aconteceu na tarde desta quinta-feira (06) por volta das 15h00min no PSF, quando o cabo chegou para se consultar e queria que a médica lhe desse um atestado médico, a mesma se negou, alegando que ele teria de passar por um especialista neurológico, o policial começou a agredir a médica com palavras de baixo calão, foi quando ela fez uma ligação para a policia relatando o caso.

Após ter feito a ligação a profissional pediu que o policial se retirasse da sala, foi quando ela se virou para chamar o próximo paciente, ele sacou de uma arma e desferiu um disparo na costa da médica.

Após efetuar o disparo o policial ainda ameaçou outras funcionárias que correram para amparar a colega de trabalho, no tumulto ele saiu pela porta dos fundos do PSF entrou em seu carro e tomou rumo ignorado.

A médica foi socorrida e levada ao hospital municipal, onde foi submetida a uma cirurgia para a retirada do projétil. Seu estado de saúde não foi revelado ate o fechamento desta matéria.  

A médica é da cidade do Rio de janeiro, segundo declaração de uma sua amiga ela já tinha vindo de sua cidade natal, por achar o lugar muito violento e escolheu Guarantã do Norte, por ser uma cidade tranqüila, mas acabou sendo vitima da violência, o que na realidade não é comum no município.

Segundo informações o cabo Lourival era tido como uma pessoa calma, mas ultimamente ele vinha passando por problemas de saúde, há poucos dias ele teve um inicio de acidente vascular cerebral.

Fonte: Célio ribeiro (Roteiro Notícias)

 

Confira a seguir a nota de esclarecimento emitida pela Secretaria de Saúde de Guarantã.

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO 

A Prefeitura Municipal de Guarantã do Norte através da Secretaria de Saúde vem por meio desta nota esclarecer a tentativa de homicídio ocorrida na Unidade de Saúde da Família Santa Maria na tarde desta terça feira 06 de setembro de 2012 por volta das 15:00h, quando o Policial Militar Lourival de Oliveira procurou a vítima (Drª Valeria, Médica de Saúde da Família) solicitando um atestado médico contendo informações do CID (Classificação Internacional de Doença) que o manteria afastado da sua função.

A médica, que atende como Clínica Geral, informou que poderia dar a declaração, porém o atestado dependeria de um Médico Neurologista, dando o encaminhamento necessário. O paciente, insatisfeito e querendo um atestado, agiu com extrema agressividade informando que faria uma denúncia à Secretaria de Saúde e que se os responsáveis não a removessem da Unidade ele mesmo faria isso.

Diante das ameaças a médica informou que ligaria para a Polícia Militar, sendo que durante a ligação veio a ser alvejada por um tiro na altura do tórax.

O estado de saúde da Médica Valéria Lemelle Xavier inspira cuidados, os primeiros socorros foram realizados no Hospital Municipal Nossa Senhora do Rosário e devido à gravidade do ferimento, precisou ser transferida para Sinop.

A Prefeitura Municipal está prestando toda assistência à médica e a sua família. A administração lamenta o ocorrido e se solidariza com a categoria que está abalada com tal atitude, principalmente por vir de alguém treinado para proteger os cidadãos e de quem se espera controle.

Segundo informações da própria PM todas as guarnições da região estão mobilizadas a fim de localizar o autor dos disparos.


Fonte: Secretaria Municipal de Saúde – Sec. Veroni Maria Panseira.